segunda-feira, 2 de maio de 2011

Amar ao Próximo como a ti mesmo





Quando temos a capacidade de amar ao próximo incondicionalmente, é porque temos também a certeza de que nos amamos plenamente, sem dúvidas, sem rancores, sem mágoas...




"Amar o próximo como a si mesmo: fazer pelos outros o que quereríamos que os outros fizessem por nós". 
Esta célebre frase nos remete a profundos questionamentos sobre o nosso "Eu". 


Quando somos amargos com o nosso próximo é a certeza que somos amargos por dentro, pois, esse amargor que nos contamina, essa ira incontrolável, nós acabamos por refletir nas pessoas que estão mais próximas de nós e que nos amam tanto, e o resultado... elas se afastam.No lugar dessas quem se aproximam são aquelas que se aproveitam dessa situação para tirarem proveito e afundarem o ser amargo cada vez mais, montando ciladas, e golpes mortais. 


Mas... se pensarmos que esse amargor pode ser substituído pelo que é doce como mel, ao qual todos querem saborear, estarem perto, admirar... é porque se contaminaram com o que é mais belo que se chama amor. Palavra incondicional, que só uma pessoa que se ama plenamente pode contagiar as outras , e o melhor de tudo, sem cobrar nada , porque, o amor é retribuição , cumplicidade e não cobranças egoístas, capitalistas e mesquinhas.


A ira, a raiva , o ódio, a mágoa, o rancor precisam de holofotes, porém, o amor não precisa, porque tem luz própria, luz essa que consegue iluminar multidões e sem nenhum gasto ou prejuízo, apenas,bênçãos.


Alexandre F. Martins. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário